Diferentes concepções sobre ensino de artes visuais no campo da pesquisa nem sempre significam práticas condizentes com estas novas concepções presentes em todos os contextos.
Prática e teoria, no trabalho do professor, deveriam caminhar juntas, mas ainda vemos, na contemporaneidade, práticas que não consideram os avanços e novas concepões na área.
DIANTE DA ARTE CONTEMPORÂNEA
“Bem, e qual é o significado da arte? Para começar, podemos dizer que ela provoca, instiga, estimula nossos sentidos, de forma a descondicioná-los, isto é, a retirá-los de uma ordem pré-estabelecida, sugerindo ampliadas possibilidades de viver e de se organizar no mundo.
A arte ensina justamente a desaprender os princípios do óbvio que é atribuído aos objetos, às coisas. Ela parece esmiuçar o funcionamento das coisas da vida, desafiando-as, criando para elas novas possibilidades. Ela pede um olhar curioso, livre de “pré-conceitos”, mas cheio de atenção. Os jovens já têm essa disponibilidade, mas é preciso estimular seu convívio com arte para facilitar e aprimorar essa percepção.
Agora, ao mesmo tempo em que se nutre da subjetividade, há outra importante parcela da compreensão da arte que é constituída de conhecimento objetivo, envolvendo a história - da arte e dos homens -, para que, com esse material, se possa estabelecer um grande número de relações. Para contar essa história, a arte precisa ser plena de verdade, refletindo o espírito do tempo, com a visão, o pensamento e o sentimento das pessoas em seus momentos.
Parece complicado? Pois pensar na arte como um conhecimento vivo, um tecido onde se costuram diariamente fios que compõem a vida, é uma forma de entender por que razão a maneira de encará-la também se modifica no decorrer dos contextos sócio-históricos. É mais que desejável, então, que os jovens se acostumem a pensar também sobre a arte de seu próprio tempo.”
CANTON, Kátia - Professora, pesuisadora e crítica de arte.
AUTO- RETRATOS
A proposta de trabalho iniciará com a observação da obra Auto-retrato de Vik Muniz. A obra apresentada para os alunos será uma impressão colorida, no tamanho A3.

Auto-retrato de Vik Muniz(Fonte:http://www.caras.com.br/imagens/89571/em/noticias/14679/auto-retrato-de-vik-muniz)
As atividades seguintes serão:
• Conversa sobre o que os alunos percebem na obra, “o que estão vendo”, o que chama a atenção, a leitura que estão fazendo da obra. A partir das respostas trazidas pelos alunos, serão feitos os questionamentos, considerando os três Níveis da leitura estética, para que eles possam atingir maior grau de complexidade nas suas leituras;
• Questionamento sobre, auto-retratos que eles conhecem, já viram ou ouviram falar;
• Organização da turma, em duplas, para que cada dupla escolha um auto-retrato bastante conhecido, na história da arte;
• Pesquisa, no espaço informatizado, sobre a obra escolhida;
• Realização de Power Point, pelas duplas, com: a imagem do auto-retrato escolhido; relato do que eles “perceberam” na obra, ou seja, a leitura que fizeram da obra; artista que a realizou; ano e aspectos que eles considerarem importantes na sua pesquisa,
• Apresentação do Power point, para a turma;
• Discussão sobre a maneira como cada artista realizou seu auto-retrato;
• Conversa sobre como poderíamos realizar o nosso auto-retrato;
• Realização de um auto-retrato, a partir de fotos. Os próprios alunos se fotografarão e cada aluno escolherá a foto que mais gostou. No editor de imagens Gimp, cada um modificara a sua foto utilizando os filtros disponíveis e salvando as várias possibilidades da mesma imagem;
• Cada um escolherá uma das suas imagens modificadas, para ser impressa e mais uma vez modificada. A partir da imagem impressa, os alunos farão uma composição, onde poderão utilizar materiais diversos (tintas, papéis diversos, tecidos e outros materiais sugeridos por eles mesmos);
• Exposição dos auto-retratos criados e discussão sobre a maneira como cada um realizou o seu auto-retrato;
Com esta proposta os alunos poderão ampliar seus conhecimentos sobre o auto-retrato na história da arte, desenvolver sua leitura-estética, conhecer as possibilidades da manipulação fotográfica e possibilidades de composição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário