sábado, 4 de junho de 2011

Ideia para situação de aprendizagem a partir de uma obra contemporânea

Grandes mudanças, nos modos de conceber processos de aprendizagem em artes visuais, ocorreram nas últimas últimas três décadas. Formas diferentes de aulas e organização curricular, assim como a valorização da disciplina e o espaço ocupado no contexto escolar variaram muito.
Diferentes concepções sobre ensino de artes visuais no campo da pesquisa nem sempre significam práticas condizentes com estas novas concepções presentes em todos os contextos.
Prática e teoria, no trabalho do professor, deveriam caminhar juntas, mas ainda vemos, na contemporaneidade, práticas que não consideram os avanços e novas concepões na área.

DIANTE DA ARTE CONTEMPORÂNEA

“Bem, e qual é o significado da arte? Para começar, podemos dizer que ela provoca, instiga, estimula nossos sentidos, de forma a descondicioná-los, isto é, a retirá-los de uma ordem pré-estabelecida, sugerindo ampliadas possibilidades de viver e de se organizar no mundo.
A arte ensina justamente a desaprender os princípios do óbvio que é atribuído aos objetos, às coisas. Ela parece esmiuçar o funcionamento das coisas da vida, desafiando-as, criando para elas novas possibilidades. Ela pede um olhar curioso, livre de “pré-conceitos”, mas cheio de atenção. Os jovens já têm essa disponibilidade, mas é preciso estimular seu convívio com arte para facilitar e aprimorar essa percepção.
Agora, ao mesmo tempo em que se nutre da subjetividade, há outra importante parcela da compreensão da arte que é constituída de conhecimento objetivo, envolvendo a história - da arte e dos homens -, para que, com esse material, se possa estabelecer um grande número de relações. Para contar essa história, a arte precisa ser plena de verdade, refletindo o espírito do tempo, com a visão, o pensamento e o sentimento das pessoas em seus momentos.
Parece complicado? Pois pensar na arte como um conhecimento vivo, um tecido onde se costuram diariamente fios que compõem a vida, é uma forma de entender por que razão a maneira de encará-la também se modifica no decorrer dos contextos sócio-históricos. É mais que desejável, então, que os jovens se acostumem a pensar também sobre a arte de seu próprio tempo.”
CANTON, Kátia - Professora, pesuisadora e crítica de arte.



AUTO- RETRATOS

A proposta de trabalho iniciará com a observação da obra Auto-retrato de Vik Muniz. A obra apresentada para os alunos será uma impressão colorida, no tamanho A3.


Auto-retrato de Vik Muniz(Fonte:http://www.caras.com.br/imagens/89571/em/noticias/14679/auto-retrato-de-vik-muniz)

As atividades seguintes serão:

• Conversa sobre o que os alunos percebem na obra, “o que estão vendo”, o que chama a atenção, a leitura que estão fazendo da obra. A partir das respostas trazidas pelos alunos, serão feitos os questionamentos, considerando os três Níveis da leitura estética, para que eles possam atingir maior grau de complexidade nas suas leituras;
• Questionamento sobre, auto-retratos que eles conhecem, já viram ou ouviram falar;
• Organização da turma, em duplas, para que cada dupla escolha um auto-retrato bastante conhecido, na história da arte;
• Pesquisa, no espaço informatizado, sobre a obra escolhida;
• Realização de Power Point, pelas duplas, com: a imagem do auto-retrato escolhido; relato do que eles “perceberam” na obra, ou seja, a leitura que fizeram da obra; artista que a realizou; ano e aspectos que eles considerarem importantes na sua pesquisa,
• Apresentação do Power point, para a turma;
• Discussão sobre a maneira como cada artista realizou seu auto-retrato;
• Conversa sobre como poderíamos realizar o nosso auto-retrato;
• Realização de um auto-retrato, a partir de fotos. Os próprios alunos se fotografarão e cada aluno escolherá a foto que mais gostou. No editor de imagens Gimp, cada um modificara a sua foto utilizando os filtros disponíveis e salvando as várias possibilidades da mesma imagem;
• Cada um escolherá uma das suas imagens modificadas, para ser impressa e mais uma vez modificada. A partir da imagem impressa, os alunos farão uma composição, onde poderão utilizar materiais diversos (tintas, papéis diversos, tecidos e outros materiais sugeridos por eles mesmos);
• Exposição dos auto-retratos criados e discussão sobre a maneira como cada um realizou o seu auto-retrato;
Com esta proposta os alunos poderão ampliar seus conhecimentos sobre o auto-retrato na história da arte, desenvolver sua leitura-estética, conhecer as possibilidades da manipulação fotográfica e possibilidades de composição.

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