sexta-feira, 24 de junho de 2011

Explorando o site do Instituto Arte na Escola

“Fotografia um olhar que olha para dentro e para fora”

Ao explorar o Site do Instituto Arte na Escola, encontrei uma proposta que surgiu a partir de uma situação de aprendizagem sugerida por um material disponível para as Escolas Públicas de São Paulo.

Ela foi realizada com alunos do 2° ano do Ensino Médio.

A situação proposta no material, trazia a “Fotografia compreendida como linguagem de arte”, apresentando dois artistas-fotógrafos. Cristiano Mascaro e Vik Muniz.

Pude observar que a professora Léa Miasato, tendo conhecimento do desenvolvimento cognitivo dos seus alunos e também dos seus interesses, logo conseguiu perceber que a fotografia, algo que faz parte diariamente da vida dos seus alunos, da sua realidade, poderia ser discutida e trabalhada, para ampliar os conhecimentos do grupo e também resignificar o olhar que eles tinham em relação à fotografia.

Foi discutido sobre a “fotografia-digital” como facilitadora, sobre o fácil acesso a esse tipo de imagem, o seu baixo custo, possibilidade de modificá-las, tratá-las e sobre a possível banalização da fotografia.

Os alunos puderam observar as obras de dois artistas-fotógrafos, refletir sobre estas criações, puderam produzir suas próprias fotografias, refletindo sobre seu próprio trabalho e dos seus colegas e ainda puderam ver seus trabalhos expostos para a comunidade, considerando o que estes significaram para esta comunidade.

A professora também lançou mão dos conhecimentos prévios dos alunos, resgatou conceitos construídos anteriormente, como “a intervenção- artística”, trouxe atividades que levassem os alunos a construírem conhecimentos sobre os principais elementos da linguagem fotográfica.

Os três eixos da experiência de aprendizagem significativa foram contemplados. Segundo o relato da professora, os alunos modificaram seu olhar, construiram conceitos e viveram intensamentea proposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário