"Estamos diante de uma arte que não prevê resultados. E se ela enriquece nossa vida, não é porque nos oferece saídas, mas ao contrário, porque problematiza nossa relação com a realidade e apresenta muito mais perguntas que respostas."
KONESKI, Anita Prado.A estranha "fala" da Arte Contemporânea e o Ensino da Arte. Pg73.
Penso que Educar para compreensão da arte em nosso tempo é, principalmente, como afirma Koneski, "educar por caminhos diversos". É ter consciência que já "não estamos em tempos de encontrar verdades absolutas". Não posso querer que meu aluno interprete, contemple passivamente, uma obra contemporânea, pois a arte contemporânea já não permite, que o aluno faça uma leitura pelos moldes tradicionais, pois é uma arte que provoca a crise dos fundamentos, fala pelos ruídos e não responde quando solicitamos dela uma resposta.
Acredito que devemos proporcionar ao aluno o contato com as obras contemporâneas, com as quais normalmente eles mais se identificam, mas também com obras da história da arte, para que possam conhecer os diversos tipos de manifestações artísticas e as transformações que foram ocorrendo no mundo da arte, possibilitando momentos de diálogo, ouvindo a leitura que cada aluno faz destas obras sem exigir que todos façam a mesma leitura, interpretem a obra da mesma maneira, pois a arte inclui a "interpretação" do espectador que também contribui para dar sentido a experiência estética.
É importante que o professor conheça o desenvolvimento cognitivo do aluno, possibilite esta leitura de cada um, o diálogo, desacomodações, desequilíbrios, para que o conhecimento seja construído.
sexta-feira, 24 de junho de 2011
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