domingo, 17 de julho de 2011

Relatando a Experiência

Relato sobre a realização da Aula número 1, da proposta de trabalho "AUTORRETRATOS"

A aula aconteceu no dia 05 de julho, terça-feira. Estavam presentes 19
alunos.
Durante o horário do Intervalo aproveitei para organizar a exposição. Alguns
alunos que estavam na sala de aula, foram se aproximando e observando as
imagens que estavam sendo organizadas.

A exposição ficou organizada da seguinte forma: Título da exposição, obras,
principais informações sobre a obra, como autor, ano e técnica utilizada. E por último o espelho.





Logo após o intervalo, iniciei a aula me apresentando e fazendo um momento,
rápido de apresentação de cada um.

Eles estavam ansiosos, questionando o que iam fazer.
Pedi então que levantassem do lugar e observassem a exposição. Alguns
ficaram receosos, mas aos poucos, foram saindo do seu lugar e observando as
obras.

Não determinei tempo, nem por onde deveriam iniciar a observação, porém
observei que todos olharam rapidamente a exposição e a maioria“fugiu” do olhar no
espelho, logo voltando para seus lugares.
Iniciamos a conversa refletindo sobre o que é um autorretrato, depois fomos
conversando sobre cada obra exposta e sobre o espelho.
A partir das colocações que eles iam fazendo, fui fazendo novos
questionamentos, buscando atingir um maior nível de leitura estética.

O passo seguinte foi a explicação da proposta para o trabalho. Eles
estranharam o tamanho da folha (A3), demonstraram estar preocupados com a
margem e alguns estavam se achando incapazes de realizar o trabalho.
Deixei claro que eles podiam voltar ao espelho quantas vezes quisessem e
que o importante eram as principais linhas de expressão dos rostos, pois as
propostas seguintes dariam continuidade ao trabalho.

Aos poucos, os alunos, com idades muito variadas, foram realizando os seus
trabalhos, inclusive um aluno que, aparentemente, não costuma realizar os
trabalhos, acabou não resistindo.

Fui acompanhando a realização, valorizando as linhas que iam surgindo e
percebi que aos poucos eles iam ficando mais entusiasmados com a realização da
proposta.

No momento, em que os trabalhos foram sendo concluídos, eu os colocava
expostos no quadro, junto aos autorretratos da exposição. Foi muito interessante,
pois eles ficaram muito ansiosos em ver o seu trabalho exposto, assim como o dos
colegas. Uma das alunas retomou seu trabalho após observá-lo no quadro, pois não
conseguia visualizar algumas linhas.

Ao encerrarmos a proposta pedi que eles fizessem uma pequena avaliação
da aula. Entre as avaliações, estão as seguintes colocações:

“Adorei a aula é uma experiência nova, e gostaria muito de ter mais aula com a
professora de artes.” (Délia)

“Gostei foi algo diferente e descontraído”. (Glaureni)

“A aula de hoje foi bem diferente.” (Neila)

“Para mim aula de artes foi muito divertida vi pessoas que não se entrosam com os
demais super empolgados... a única coisa que não gostei é que no meu auto-retrato
eu fiquei com um rosto enorme, mas foi eu mesmo que fiz.” (Michele)

“... deveríamos ter mais aulas assim, pois conversamos, damos nossa opinião, sei
que foi uma aula ótima.” (Deise)

Acredito que todos tiveram um momento significativo de aprendizagem, pois
realizaram a proposta com entusiasmo, participaram com suas reflexões e leituras,
discutiram sobre alguns questionamentos feitos por mim e o que foi mais importante,
para mim, a valorização do trabalho que realizaram e do trabalho dos colegas.

Estes são alguns dos trabalhos realizados por eles.



Trabalhar com alunos de séries finais e principalmente com a EJA, foi uma
experiência nova para mim. Foi muito gratificante ver o resultado da realização da
Aula número 1, da proposta autorretratos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário