Turma: 6º Ano da EJA
Escola Municipal de Ensino Fundamental em Novo Hamburgo
Carga Horária semanal: 1h e 20 minutos
Duração: 5 aulas
Objetivos:
- Apreciar e conhecer autorretratos produzidos em diferentes contextos históricos, por diferentes artistas, assim como os produzidos por eles e por seus colegas;
- Construir aprendizagens significativas sobre o autorretrato, a partir dos três eixos norteadores (produção, fruição e reflexão);
- Criar produções artísticas utilizando o desenho, a fotografia, a manipulação fotográfica, técnicas, materiais e instrumentos escolhidos por eles (colagem, pintura...);
- Desenvolver potencialidades de observação, percepção, imaginação e sensibilidade;
- Situar diferentes produções de autorretratos no contexto histórico e identificar as diferenças nos padrões artísticos e estéticos utilizados;
- Desenvolver a leitura-estética;
-Buscar e organizar informações sobre os artistas que produziram as obras e sobre o contexto histórico da época m que foram produzidos;
- Reconhecer as obras como expressão e comunicação dos indivíduos;
- Criar seu próprio autorretrato a partir da sua experiência pessoal, do que vivenciou e aprendeu durante a realização das atividades propostas;
- Discutir, indagar e argumentar a partir da apreciação das obras;
- Reconhecer as diferentes técnicas e procedimentos artísticos presentes nas obras;
- Experimentar e utilizar técnicas artísticas e outros meios (câmera digital, computador...);
- Utilizar recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
- Respeitar e valorizar a sua própria produção e a dos seus colegas, durante o processo de criação, reconhecendo que ele abriga uma multiplicidade de procedimentos e soluções;
- Observar e analisar as suas produções, seu processo pessoal nas correlações com as produções dos colegas;
- Despertar o interesse pela História da Arte;
Aula Número 1- Tempo de duração: 1 hora e 20 minutos
Atividade 1 - A proposta de trabalho iniciará com a exposição de cinco autorretratos e um espelho. As obras e o espelho estarão expostos na sala de aula para a observação dos alunos. Elas serão impressas em papel fotográfico no tamanho A4. São elas:
Auto-retrato ou Le manteau rouge
Tarsila do Amaral,1923
óleo sobre tela, 73 x 60,5 cm
assinada compra, 1969
Auto-retrato
Iberê Camargo, 1984.
óleo s/ tela, 35 X 25 cm
Coleção Maria Camargo,
Fundação Iberê Camargo
Auto-retrato
Pablo Picasso, 1907
Óleo sobre tela, 50x46cm, Praga,
Galeria Nacional
Autorretratos
Auto-retrato
Vik Muniz
2009 MAM RIO
Auto-retrato
Van Gogh
Pintura a óleo, sobre tela
Saint-Rémy: September, 1889
Após a observação atenta dos alunos à exposição de autorretratos, faremos um momento de conversa sobre o que os alunos perceberam nas obras, “o que viram”, o que chamou a atenção, a leitura que estão fazendo delas. E o espelho? O que viram nele? Qual o motivo dele estar junto aos autorretratos? O que são autorretratos? Vocês conhecem algum outro autorretrato?
A partir das respostas trazidas pelos alunos, serão feitos os questionamentos, considerando os três Níveis da leitura estética, para que eles possam atingir maior grau de complexidade nas suas leituras;
Atividade 2 – Cada aluno, utilizando folha no tamanho A3 e lápis, fará um desenho com as principais linhas de expressão do seu rosto. Eles poderão voltar ao espelho para observarem novamente o seu rosto, detalhes de expressão. Será um desenho rápido, onde aparecerão apenas as características principais.
Aula Número 2- Tempo de duração: 1 hora e 20 minutos
Atividade 1- A aula iniciará com a organização da turma, em 5 grupos, para que cada grupo escolha um dos autorretratos da exposição;
Atividade 2 - No espaço informatizado os grupos farão uma pesquisa sobre o artista que criou a obra escolhida, dados sobre a obra, contexto histórico em que a obra foi realizada e curiosidades;
Realização de Power Point, pelas duplas, com: a imagem do autorretrato escolhido; relato do que eles “perceberam” na obra, ou seja, a leitura que fizeram da obra e demais aspectos solicitados na pesquisa;
Atividade 3 - Apresentação do Power point, para a turma;
Discussão sobre a maneira como cada artista realizou seu auto-retrato e sobre as informações trazidas pelos grupos;
Aula Número 3 - Tempo de duração: 1 hora e 20 minutos
Atividade 1 - Realização de um autorretrato, a partir de fotos. Os próprios alunos se fotografarão, as fotos serão salvas no computador.
Atividade 2 - Cada aluno escolherá a foto modificada que mais gostou. No editor de imagens Gimp, cada um modificara a sua foto utilizando os filtros disponíveis e salvando as várias possibilidades da mesma imagem;
Cada um escolherá uma das suas imagens modificadas, para ser impressa.
Aula Número 4 - Tempo de duração: 1 hora e 20 minutos
Atividade 1 - A partir da imagem impressa, os alunos farão uma composição, onde poderão utilizar materiais diversos: tintas, papéis diversos, tecidos, a imagem produzida na primeira atividade que foi realizada após a exposição inicial e outros materiais sugeridos por eles mesmos.
Aula Número 5 - Tempo de duração: 1 hora e 20 minutos
Atividade 1 – Organização de uma exposição das composições realizadas. A exposição poderá ser vista pelas demais turmas da escola.
Atividade 2 - Discussão sobre a maneira como cada um realizou o seu autorretrato;
Avaliação:
Serão observadas:
-As falas sobre as questões trabalhadas na apreciação das imagens, a participação com reflexões e opiniões que contribuíram para a discussão do grupo;
-Realização do trabalho em grupo, contribuição na pesquisa e elaboração do trabalho e apresentação do trabalho para a turma;
- Processo de realização das produções artísticas;
- As produções artísticas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário