terça-feira, 28 de julho de 2009

Reflexão sobre o vídeo "Ser professor no contexto Atual"


Ser professor no contexto atual

Ao refletir sobre o papel do professor, nos dias de hoje, alguns fatores são fundamentais.
Em primeiro lugar o professor precisa olhar o aluno com respeito, de maneira individualizada, ou seja, respeitar o processo de aprendizagem de cada um, suas vivências, seus conhecimentos prévios, sua capacidade de pensar, valorizando-os na construção de novas aprendizagens.
Outro fator fundamental é a reflexão. O professor deve refletir diariamente sobre a sua prática, avaliando qual será a importância do seu trabalho na vida daquele aluno.
O professor também deve ser mediador no processo ensino-aprendizagem, estimulando no aluno a ação pela busca do conhecimento.
Deve estar em constante formação, pois a formação continuada é fundamental e ter a escola como espaço privilegiado para tal.
E não poderia deixar de salientar, que o professor no contexto atual precisa ter o conhecimento pedagógico dos conteúdos, para abordá-los de tal forma que possa tornar a aprendizagem mais fácil e principalmente significativa para os alunos, sem esquecer que o conhecimento prévio deve ser resgatado.
Todos estes fatores devem estar presentes na “sala de aula” para que possamos despertar no nosso aluno o interesse, a criticidade, a criatividade, o olhar reflexivo, a percepção do mundo que está inserido, a vontade de mudar e a coragem para fazê-lo. Como afirma Tânia Marques “ajudar a construir um adulto capaz de conquistar por si só a beleza e a verdade do seu tempo”. Quando estamos trabalhando Artes com nossos alunos, buscamos um olhar diferenciado, um aluno que vai além, que questiona que cria, que reflete e faz refletir, para que isto aconteça a principal responsável, sou eu educadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário